Política

Diretrizes para o programa de governo de Donisete Braga: uma breve introdução

donisete braga jpt

Por Rodrigo Japa

Ao longo dos últimos anos a Juventude do PT tem se dedicado a discutir, elaborar e implementar políticas públicas de juventude em âmbitos municipais, estaduais e nacional. Esse acúmulo de experiências gabarita jovens de todo o Brasil a tornarem-se protagonistas no processo de transformação e crescimento do nosso país. As PPJ’s discutidas e implementadas pelo governo brasileiro nos últimos anos tem sido referência para toda a América Latina.

Nunca antes o debate de juventude teve tanta visibilidade. Costumo dizer que juventude é o tema da “moda”. Precisamos aproveitar este momento histórico para garantir que o jovem brasileiro tenha cada vez mais suas necessidades e anseios atendidos pelo poder público. Afinal, somos mais de 30% da população brasileira. Direito a experimentação, trabalho, lazer, esporte, cultura, meio ambiente, educação, saúde e acesso a comunicação são alguns dos temas que tem sido amplamente discutidos por jovens de todo o país, estejam eles ligados a partidos políticos, movimentos organizados ou não. A transversalidade da juventude também os permite discutir o combate ao racismo, legalização das drogas, direitos das mulheres, homofobia, entre tantos outros.

Protagonizamos um momento de transição geracional. Os jovens reconhecem a luta, construção e história de tantos e tantas que dedicaram sua vida pelo nosso país. Porém sentem a necessidade de terem maior representatividade nos espaços decisórios. Não queremos mais só ouvir, queremos pensar, falar e, principalmente, sermos ouvidos. Não vivemos mais em regime de ditadura, onde expressar nossa opinião poderia nos levar a morte. Porém não basta apenas falar. Queremos ser ouvidos!

Demonstrar nossa maturidade no desenvolvimento de PPJ’s também é essencial. Devemos fazer constantemente o exercício de pensarmos o que queremos e avaliarmos o que é possível. Conhecer o orçamento de nossa cidade, as principais demandas e os desafios da gestão são fundamentais para propormos saídas viáveis. Afinal, não basta apenas apontar as demandas. Temos condições de pensar soluções e é este o exercício principal no qual devemos nos debruçar.

Temos hoje uma forma diferente de nos comunicarmos. A internet fez com que muitos jovens, que antes não se expressavam, passassem a emitir opiniões sobre os mais variados assuntos. Também nos permite termos informações confiáveis, não apenas as velhas informações a nós transmitidas pela imprensa convencional ou pelas escolas. Informações não manipuladas, produzidas e publicadas por quem as vive, estão a nossa disposição. O bom uso dessa nova realidade é fundamental. Devemos discutir profundamente a democratização da internet. Entendermos como o governo municipal pode influir nisso é de suma importância.

Outro tema importante em nossa discussão deve ser a sustentabilidade. Tivemos a conferência Rio+20 que discutiu profundamente este assunto. Entendendo que nossa cidade está em período de expansão comercial, industrial e residencial, garantir a preservação de nosso meio ambiente é necessário. Devemos ter uma plataforma a apresentar para a sociedade que garanta que nossa cidade continue crescendo, porém de maneira sustentável.

Por fim não podemos nos esquecer que vivemos hoje um período de crescimento do nosso país. O governo Lula iniciou o processo de construção de um novo Brasil. Dilma agora tem feito o país continuar a crescer. O governo do PT garantiu políticas afirmativas durante os últimos 10 anos. Precisamos nos apropriar dessas políticas e entender como o governo municipal pode criar um vínculo profundo com o governo federal. Queremos que Mauá cresça junto com o Brasil. Cabe a nós identificarmos os caminhos para que isso aconteça.

Artigo balizador do debate de construção do Programa de Governo de Donisete Braga, realizado pela JPT de Mauá no dia 16/06/2012, no Diretório Municipal do PT-Mauá.

Deixe um comentário